segunda-feira, 26 de novembro de 2007

Brioches de Abóbora e Compota de Laranja, Cenoura e Canela



Um nome tão longo para uma sugestão tão simples de fazer. :)

Quando vi a receita original na qual me inspirei para esta adaptação, tive imediatamente muita vontade de a fazer assim que possível. Na primeira tentativa segui a receita à risca e o resultado foi delicioso. Nas seguintes vezes adaptei-a sempre de formas diferentes e o resultado continuou a nunca desiludir. Apresento-vos assim aquela que eu considero ser neste momento a minha receita preferida para o pequeno almoço. Costumo fazer fornadas de 12 brioches e congelá-los, assim sempre que me apetece coloco-os no microondas e tenho o prazer de os saborear quentinhos como se tivessem acabado de sair do forno.

Deixo-vos igualmente a receita da Compota utilizada que fiz há uns tempos atrás e que é o resultado da "adaptação livre" :) que fiz de uma receita do Taste.com.au e outra receita de Doce de Laranja que tenho apontada no meu livro de receitas.

Atenção: a compota não é essencial para a confecção dos brioches já que estes continuam a ser muito bons mesmo sem a sua adicção.



Brioches de Abóbora e Compota de Laranja e Cenoura
Adaptação de Pan di Zucca, em La Ciliegina Sulla Torta
Receita para 12 Brioches

400 grs de Farinha sem Fermento
200 grs de Puré de Abóbora
5 grs de Fermento instantâneo
(1/2 saqueta Fermipan p.e.)
30 grs de Manteiga derretida
0,75 dl de Leite morno
60 grs de Açucar
1 c. café de Açucar Baunilhado
1 c. sobremesa de Compota de Laranja e Cenoura
(opcional, ou outra)

2 c. sobremesa de Compota de Laranja e Cenoura
2 c. sobremesa de Água


Aqueça o forno a 180º e forre uma forma rectangular ou quadrada com papel vegetal que deve ser untada antes e depois de colocar o papel.

Misture bem a farinha com o fermento e reserve. Noutro recipiente onde possa usar a batedeira misture com uma vara de arames todos os ingredientes líquidos, incluindo a compota, juntamente com o açucar e o açucar baunilhado. Finalmente adicione a farinha e bata com a batedeira com as varas próprias usadas para pão (se não tiver pode usar as mãos apesar da massa ser bastante pegajosa). Bata durante 10 minutos. A massa deverá despegar-se das paredes do recipiente e apesar de pegajosa não deve estar muito, idealmente deverá ter o aspecto da massa de pizza (deve poder trabalhá-la). Se necessário adicione mais farinha na proporção de uma colher de sopa de cada vez até a massa ter a consistência desejada . Molde a massa numa bola, tape o recipiente com um pano e deixe a massa repousar em local quente cerca de 1 a 2 horas de forma a que cresça pelo menos o dobro.

Molde a massa em bolas de cerca de 60 grs cada e coloque-as na forma forrada com a distância de 1 cm entre elas. (Se não tiver tanto espaço entre elas não se preocupe que mesmo que estejam muito próximas crescem convenientemente). Aqueça a água, misture a compota e pincele as bolas de massa com este preparado*. Leve ao forno durante cerca de 20 minutos.

*Em alternativa poderá utilizar outra compota, geleia ou seguir a receita original utilizando um pouco de pó de gelatina de pêssego que deve ser desfeito igualmente em água quente. Neste caso apenas deverá pincelar os brioches quando sairem do forno (ainda quentes).



Compota de Laranja e Cenoura com Aroma a Canela
Adaptado de Carrot & Orange Marmalade, em Taste.com.au

2 Laranjas Grandes
Água
125 grs de Cenoura ralada
Sumo de 1 Limão
400 grs de Açucar
2 paus de Canela
200 grs de Água


Lave bem as laranjas, retire-lhe as "pontas" e corte-as em rodelas muitíssimo finas tendo o cuidado de retirar todas as sementes. Coloque-as numa taça e cubra-as com água (apenas o estritamente necessário para ficarem cobertas). Deixe-as repousar de um dia para o outro ou durante um dia.

Deite as laranjas e o líquido que largaram num tacho grande, adicione os paus de canela e leve ao lume até ferver,baixe o lume e deixe cozer durante cerca de 1 hora ou até as laranjas estarem "macias".


Adicione a cenoura ralada e o sumo de limão, deixe ferver e junte o açucar. Mexa bem até este se dissolver e deixe cozer sem a tampa durante mais 30 minutos, após os quais deve retirar os paus de canela e passar a varinha mágica até obter a consistência que mais lhe agradar. Deixe cozer mais 15 minutos, retire do lume e guarde em frascos esterelizados que devem ser muito bem fechados.

33 comentários:

Isabel (pipoka) disse...

Ai Joaninha... eu adoro tudo o que leva abóbora...estou doida para fazer esta receita!

bjs

Baú da Conceição disse...

Estão lindos os brioches, há quanto tempo não faço uns pãezinhos, tenho saudades de põr mão na massa.

Copiei a receita, vou ver se um dia destes faço.
Beijinhos

Natércia Ramalho disse...

Joaninha para mim podem ser uns quantos não faço por menos adorei.um beijo Natércia...

Marizé disse...

Adorei estes brioches, parecem-me tão leves e fofos.

Beijocas

Flor de Sal disse...

Acho ke um dia destes vou aparecer por aí, bem cedo, tipo à hora do pequeno almoço!
Bjnhos!

Brites disse...

Pois é D. Joaninha... e se estivesse grávida? "cumékié?"... é que estes brioches são deliciosos ainda para mais com um doce de laranja desses tããããaaaaoooo bom!
Ai ai... tem de avisar " a gente" da próxima ok?... senão vou aí e nem o Haruki me segura! Mai nada!

Beijocas minha querida! Já sabes que as despedidas são as mesmas, mas muito sinceras: milhões de beijinhos para ti e muuuuitas festinhas ao Haruki (na barriga, nas orelhas, na testa... enfim, onde ele mais quiser) ;)

Célia disse...

Já comia está tudi de aspecto delicioso.

Brites disse...

Minha doce e querida Joanina. Já me fartei de rir com o teu comentário e vim aqui para te dizer isso mesmo. Adoro brincar. Não estou de bebé... mas se estivesse, bem que me ias aturar aí junto de ti. Está tudo bem contigo. E pronto.
Beijinhos e as festinhas do costume.

laila radice disse...

adorei os brioches e fiquei encantada com a compota! inusitado!bjos

laila radice disse...

adorei os brioches e fiquei encantada com a compota! inusitado!bjos

Laurinha disse...

Que lindinhos estes brioches, deem ter ciado deliciosos.
Este compota então, adoro de laranjas, é minha preferida, bem, igualmente às de damascos!
Beijinhos,

Patricia Scarpin disse...

Joaninha, que beleza de brioches! Adoro a cor dourada deles, e essa compota é boa demais para ser dispensada, amiga!

Cris disse...

Ah Joaninha, estou com abobora na geladeira que usei no Thanksgiving. Que idéia maravilhosa!

Anónimo disse...

Joaninha, estou aqui a babar-me com estes teus brioches! Qualquer dia quem te aparece em casa sou eu, para provar essas delícias! ;)

Anónimo disse...

Ai ai ai... vou sair daqui com fome! É sempre a mesma coisa!
Beijinhos

Natural Naturalmente disse...

Joaninha, seus Brioches são maravilhosos, fiz e adorei, sozinhos, ou acompanhados, com doce ou com fiambre foi um sucesso.
beijos
Natural Naturalmente - Márcia
http://medicinasnaturais.blogspot.com/
http://comernaturalmente.blogspot.com/

Eli disse...

Também tenho abóboras na geladeira e fiquei encantada com os brioches!! :)

Alessander Guerra disse...

uma bandejinha dessa na cama. E quem vai sair de lá. Só um bom livro e mais nada. Pequenos prazeres e grandes sabores da vida.

até
Alessander Guerra
www.cuecasnacozinha.blogspot.com

Nani disse...

Canela?! Você está falando a minha língua, essas suas receitas arrasaram!
Beijos!

Isabel Salvador disse...

fiacaram maravilhosos os teus brioches mesmo lindos....bjokas minha doce joaninha....

Lídia Lopes disse...

Que bela receita e que saudades de brioches. Ficaram lindos!

Janna Joaninha disse...

a Filó disse que retribui a lambidela ao haruki .. mas o Aruk ficou com ciumes hehehehe

bjs

camila disse...

olá joaninha,
em primeiro lugar quero dar-lhe os parabéns pelo seu blog, mas hoje quis experimentar os brioches e acho que a joaninha se enganou na quantidade do leite.não podem ser os 7,5dl.Os meus nunca iriam ficar assim tão bonitos pois para conseguir a consistência da massa tive que lhe juntar quase o dobro da farinha.
paciência, mas não desisti...
Amanhã volto a experimentar.
Obrigada

Anónimo disse...

Que delícia! Adorei a receita!


Beijos!

Joaninha disse...

Minha querida Camila, tem toda a razão,fiquei para morrer quando vi o seu comentário. A medida certa é 0,75 dl, não sei o que me deu :(. Espero que se tiver oportunidade volte mesmo a experimentar porque realmente valem a pena. Já corrigi na receita. Mil desculpas e muito obrigada pela chamada de atenção! :(((

Bjs

Joaninha disse...

Já agora duas dicas: quanto menos glúten tiver a farinha urilizada melhor, e já agora se quiserem podem acrescentar 1 colherzinha de chá de canela em pó caso não adicionem o doce que também fica muito bom.
Bjs

Anónimo disse...

olá joaninha
obrigada e nunca iria desistir porque as suas receitas são sempre deliciosas. além de que acontece aos melhores. aliás logo já vou voltar a fazê-los. dps digo-lhe como ficaram.
bjs e agradeço as dicas pq tb sou fã de canela :)

Chef Spadanini disse...

ah, aquele serviço da vista alegre é de facto bonito!... ;-)

Chef Spadanini disse...

... que é como quem diz, da SPAL.
Hoje estou de todo... :-/

camila disse...

olá joaninha
obrigada e nunca iria desistir porque as suas receitas são sempre deliciosas. além de que acontece aos melhores. aliás logo já vou voltar a fazê-los. dps digo-lhe como ficaram.
bjs e agradeço as dicas pq tb sou fã de canela :)

Cláudia disse...

Estes pãezinhos estão um luxo só. Imagino eu mordendo um pedacinho macio e com um cheirinho delicioso!

camila disse...

ola joaninha
so para lhe dizer que os paezinhos sao deliciosos.
bjs

Beatriz Belliard disse...

uau ! estes paozinhos parecem divinos ! E as fotos estao otimas ! anotando a receita ! bjs